segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Extra! Alunos com Projetos de Vida


O futuro do Rio vai estar na ponta do lápis de estudantes das redes pública e privada de ensino. Alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental vão poder participar do Festival de Redação Cápsula do Amanhã, concurso de textos com o tema “E daqui a 50 anos?”, que será lançado pela prefeitura na quarta-feira, às 10h, na sede da Academia Brasileira de Letras. Nas redações, os adolescentes vão descrever a cidade em que querem viver daqui a cinco décadas.
Uma viagem no tempo está agendada para todos os textos participantes. Lacrada e enterrada no Museu do Amanhã, uma cápsula vai armazenar as sugestões e, por meio de um algoritmo especial, só poderá ser aberta em 2065, quando a cidade completar 500 anos. A proposta encheu de curiosidade alguns estudantes, que já estão se preparando para o concurso.
— Que ideia ótima! Daqui a 50 anos, que não é pouco tempo, vamos poder ver quais eram nossos sonhos e refletir sobre as conquistas dos próximos anos — opina Camila Maciel, de 14 anos.
As cem melhores redações — 50 da rede municipal e 50 de escolas particulares — serão publicadas em um livro, que será lançado no dia 1º de março de 2016, data do encerramento das comemorações dos 450 anos do Rio. Confiante, Samuel Matos, de 14 anos, já faz planos para os próximos 50 anos: quer trabalhar com música, ser avô e viver numa cidade sem criminalidade.
— Quero ver um Rio onde as pessoas possam andar à noite com segurança e todos sejam tratados de forma igual — diz o estudante, que mora no Santo Cristo, e está na 8º ano da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso.
Para participar, os textos devem ser inéditos, ter entre 20 e 40 linhas e ser produzidos em sala de aula ou na sala de leitura das escolas. Ao fim do concurso, será possível ler todas as redações inscritas no site.
— Essas crianças serão os atores principais dos próximos 50 anos. O plano é fazer com que pensem em soluções num contexto social, não individual. Essas ideias podem virar planos de ação do governo — diz o secretário municipal de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho.
Como se inscrever?
As inscrições vão começar no dia 16 de setembro e podem ser feitas no site do projeto. Os adolescentes têm até o dia 30 de setembro para se inscrever no site, sendo possível cadastrar apenas uma redação por pessoa. Entre os dias 1 e 13 de outubro, cada escola vai selecionar as três melhores redações da sua unidade para, depois, enviar para a Academia Brasileira de Letras. As 100 melhores redações serão descobertas no início de dezembro, ainda sem data confirmada.

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/redacoes-sobre-futuro-do-rio-serao-armazenadas-em-capsula-do-tempo-17479804.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário