segunda-feira, 24 de junho de 2013

Autorretrato


Muito prazer! Eu sou...



O tempo da modernidade é, segundo o filósofo Baudelaire (1954), efêmero, fluido, é o tempo da vivência que habita o âmbito privado, que faz com que o “eu” de cada indivíduo se torne cada vez mais alienado de si próprio, impossibilitando progressivamente a obtenção de uma imagem de si ou de uma experiência plena. É um tempo que produz o novo, que é ligeiramente descartado, inviabilizando a possibilidade da narrativa tradicional e, por conseguinte, plenamente vivenciável.¹


A elaboração de autorretratos, na disciplina de Projeto de Vida, possibilita o autoconhecimento e a (re)descoberta de características e valores. 
 Cada aluno se fotografou com o próprio celular, para registrar suas características. Outros ousaram espelhos de maquiagem ou preferiram a própria memória.
No entorno do registro ficou acordado que seria escrito as características marcantes.

Assista ao vídeo de criação dos autorretratos.






 Veja outros autorretratos dos alunos.

.

  Vídeo apresentado a algumas turmas.


.

1 - BAUDELAIRE, Charles. Flores do Mal. Difel, 1954. IN: FANINI, Michele Asmar.  A produção estética de Baudelaire à luz da teoria da modernidade de Walter Benjamin. Artigo. 

Um comentário:

  1. Maravilhoso seu trabalho professor Lindomar! O trabalho com a imagem e auto-estima dos alunos na escola possibilita aos mesmos uma discussão diferente, que gera reflexões e auto-conhecimento, essenciais para o crescimento como pessoas autônomas.

    ResponderExcluir