segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Moção de Congratulações e Louvor à Direção e Professores

No dia 16 de novembro de 2015, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, aconteceu a entrega de Moções de congratulações e louvor a todo o corpo diretor, aos professores de Arte e uma professora representando demais professores e outra por sua história na U.E. e por seu trabalho com alunos com necessidades especiais.


Na mesma data fora inaugurada a exposição RIO 450 ANOS, 
contando com a presença de alguns alunos
 que participaram da elaboração das obras.







EXPOSIÇÃO RIO 450 ANOS
Realese

Trabalhos realizados pelos alunos do nosso Ginásio Carioca – Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso - nas aulas de Ateliê de Arte e Projeto de Vida.
Seguimos as orientações curriculares das disciplinas Artes Visuais, Eletiva e Projeto de Vida, sendo as duas últimas emergentes do projeto Ginásio Carioca.

Os trabalhos estão divididos em três eixos temáticos: Paisagens cariocas; A formação do povo carioca; e Rio de Matisse.

PAISAGENS CARIOCAS 
(Prof. Marco Aurélio Machado).
Elaboração de trabalhos coletivos a partir de pesquisa sobre paisagens cariocas através de imagens de livros, revistas, catálogos e pesquisa na Internet. Confeccionados com reaproveitamento de material descartado e material de origem orgânica como folhas e cascas de árvores. O trabalho artístico se preocupa com as questões ecológicas e de sustentabilidade, numa perspectiva interdisciplinar.
(Base de Eucatex, pintura em tinta de tecido, recoberto com verniz, uso de colagens de cascas de árvores).

FORMAÇÃO DO POVO CARIOCA 
(ateliê prof. Marco Aurélio).
Trabalhos coletivos elaborados a partir de pesquisa sobre a ocupação urbana da Região Portuária em livros, catálogos, visitação a instituições históricas e culturais da região. Também utilizando o reaproveitamento de material descartado e material de origem orgânica. Este trabalho provocou o debate e o olhar crítico sobre toda ocupação histórica, geográfica e cultural desta região.
(Base de Eucatex, pintura em tinta de tecido, recoberto por verniz, uso de colagens de papel, tecidos, cascas e folhas de árvores e sucata de material eletrônico).

RIO DE MATISSE 
(ateliê profa. Maria Beatriz).
Trabalho composto por telas pintadas individualmente pelos alunos com tinta acrílica, que juntos formam um painel e um conjunto de pinturas. Estes trabalhos foram elaborados a partir de estudos sobre o período modernista da Arte e do pintor francês Henri Matisse.
É importante ressaltar que os alunos trabalham em espaços apropriados (ateliês) em grupos de 15 (quinze) alunos em média. Estes grupos são heterogêneos atendendo num mesmo momento alunos do 7º, 8º e 9º anos. Novos grupos são formados a cada semestre letivo, onde os próprios alunos escolhem os ateliês que desejam participar.


Veja imagens do evento.

Assista ao vídeo.
ENTREGA DE MOÇÕES CMRJ 


.



2 comentários:

  1. Reconhecimento de um trabalho sério, de profissionais dedicados e em busca de uma educação de excelência e valores para os adolescentes que atendemos em nosso Ginásio. Tenho muito orgulho de fazer parte desta equipe!

    ResponderExcluir
  2. Podemos dizer que estamos em estado de graça. Obrigada pessoas queridas e maravilhosas pela bela surpresa.

    ResponderExcluir