Foi com grande alegria que recebemos o resultado do Concurso, ficando em 2º lugar, com o filme PASSANDO A BOLA,
realizado em 2013, por um grupo de alunos protagonistas
e dois professores tutores.
Assista ao vídeo.
SINOPSE
A proposta do vídeo é a reflexão e fomento ao
diálogo, sobre a influência das drogas no cotidiano juvenil e o impacto que as mídias provocam, quando veiculam um
dilúvio de informações, com subtextos em suas mensagens. Pretendemos
disponibilizar/utilizar este vídeo, elaborado pelos alunos, para promover a
multiplicação da temática em debates/diálogos na comunidade escolar. O vídeo que
apresentamos é um documentário em formato não linear, fragmentado, num discurso
distanciado da dramatização. Nele os alunos emitem opiniões e provocam questões,
a partir de palavras-chave e/ou frases soltas, abordando o tema “Drogas” e seus
impactos nas vidas dos adolescentes e seus familiares. Buscamos formar uma rede
de saberes, incluindo o currículo oculto de cada um dos participantes, para
gerar integração e sentido na unidade do trabalho, tendo a bola de basquete,
como elemento cênico e elo entre as indagações. Os discursos dos alunos
resultam das abordagens do tema “Identidade”, nas aulas de Projeto de Vida e do
tema “Saúde”, nas aulas da Sala de Leitura.
Em relação à forma-conteúdo do trabalho, a música de fundo ou background, é uma composição incidental,
com microfragmentos (próprios para
montagens sonoras) baixados (downloads)
do site “4shared.com” e
editados no software gratuito
“Audacity”. Os depoimentos foram gravados com câmera fotográfica digital e
celulares dos alunos. Algumas cenas, que incluem vários outros alunos, fazem
parte das dinâmicas e encontros para definição do projeto, onde todos os
presentes emitiram autorização de imagem.
Os vídeos apresentados no chromakey, fundo de tela, foram
editados, antecipadamente, nos sites para edição livre de vídeos “animoto.com”
e “magisto.com” e pos-editados no programa “VideoPad” editor de vídeos.
Todo o processo foi elaborado no espaço escolar.
Parabéns a todos!
:-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário